quarta-feira, 23 de junho de 2010

HelloWorld - Android

Neste tutorial, iremos aprender a fazer um simples HelloWorld, para familiarizar-mos com o ambiente de desenvolvimento para Android e sua linguagem. Lembrando que levarei em conta que você já saiba pelo menos o básico de Java. Mas antes veremos suas principais bibliotecas:

  • Bibliotecas:
System C library  – uma implementação derivada da biblioteca C padrão
sistema (libc) do BSD sintonizada para dispositivos rodando Linux.
 
Media Libraries – baseado no PacketVideo’s OpenCORE; as bibliotecas
suportam os mais populares formatos de áudio e vídeo, bem como imagens
estáticas.
 
- Surface Manager – gere o acesso ao subsistema de exibição bem como as
múltiplas camadas de aplicações 2D e 3D;
 
- LibWebCore – um web browser engine utilizado tanto no Android Browser
quanto para exibições web.
 
SGL – o engine de gráficos 2D
3D libraries – uma implementação baseada no OpenGL ES 1.0 APIs; as
bibliotecas utilizam aceleração 3D via hardware (quando disponível) ou o
software de renderização 3D altamente otimizado incluído no Android.
 
- FreeType – renderização de fontes bitmap e vector

- SQLite – um poderoso e leve engine de banco de dados relacional disponível
para todas as aplicações  
1ª Etapa: Criar o Projeto

Abra o Eclipse, vá até File>New>Project
Na tela que aparecer, escolha “Android Project” e clique em “Next”.

Após isso, irá aparecer a tela com as configurações de seu projeto android.

Nesta tela, você precisa inserir os seguintes dados:
  • Project name - É o nome do projeto no eclipse.
  • Build Target – É a versão do Android para a qual o seu projeto será direcionado.
  • Application name – É o nome da sua aplicação – o nome que aparecerá no telefone.
  • Package name -  É onde será criada as suas classes java.
  • Create Activity – Marque este checkbox e coloque um nome na caixa de texto. À frente explicarei o que é uma Activity.
Depois disso, basta clicar em “Finish”.


 2ª Etapa: Código


Após isso, será criado um novo projeto e dentro dele, na pasta src// você encontrará um arquivo .java com o nome da Activity que você colocou no passo anterior.

Para fazer a sua aplicação imprimir um texto na tela, modifique este arquivo dessa forma:

package br.com.felipesilveira.hello_world;  
  
import android.app.Activity;  
import android.os.Bundle;  
import android.widget.TextView;  
  
public class HelloWorld extends Activity {  
    /** Called when the activity is first created. */  
    @Override  
    public void onCreate(Bundle savedInstanceState) {  
        super.onCreate(savedInstanceState);  
        TextView view = new TextView(this);  
        view.setText("Hello, Android");  
        setContentView(view);  
  
    } 
}  


 3ª Etapa: Código

Para rodar nosso recém criado programa no emulador do google, vá até “Run”>Run as “Android Application”. Uma instância do emulador será criada, com o nosso “HelloWorld” rodando.

  • O que é uma Activity?

Neste HelloWorld tivemos contato com o primeiro elemento de um código android: A Activity.
Uma Activity é basicamente uma classe gerenciadora de UI (Interface com o usuário). Todo aplicativo android começa por uma Activity. Para saber mais, veja a documentação da classe Activity. Nos próximos artigos falaremos bastante sobre ela, suas características, seu ciclo de vida e como manipulá-la corretamente.

[]'s




Um comentário:

  1. Só se desenvolve Android na plataforma eclipse? Ou o netBeans é válido tambpem?

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