- Bibliotecas:
sistema (libc) do BSD sintonizada para dispositivos rodando Linux.
- Media Libraries – baseado no PacketVideo’s OpenCORE; as bibliotecas
suportam os mais populares formatos de áudio e vídeo, bem como imagens
estáticas.
- Surface Manager – gere o acesso ao subsistema de exibição bem como as
múltiplas camadas de aplicações 2D e 3D;
- LibWebCore – um web browser engine utilizado tanto no Android Browser
quanto para exibições web.
- SGL – o engine de gráficos 2D
- 3D libraries – uma implementação baseada no OpenGL ES 1.0 APIs; as
bibliotecas utilizam aceleração 3D via hardware (quando disponível) ou o
software de renderização 3D altamente otimizado incluído no Android.
- FreeType – renderização de fontes bitmap e vector
- SQLite – um poderoso e leve engine de banco de dados relacional disponível
para todas as aplicações
1ª Etapa: Criar o Projeto
Abra o Eclipse, vá até File>New>Project
Na tela que aparecer, escolha “Android Project” e clique em “Next”.
Após isso, irá aparecer a tela com as configurações de seu projeto android.
Nesta tela, você precisa inserir os seguintes dados:
- Project name - É o nome do projeto no eclipse.
- Build Target – É a versão do Android para a qual o seu projeto será direcionado.
- Application name – É o nome da sua aplicação – o nome que aparecerá no telefone.
- Package name - É onde será criada as suas classes java.
- Create Activity – Marque este checkbox e coloque um nome na caixa de texto. À frente explicarei o que é uma Activity.
2ª Etapa: Código
Após isso, será criado um novo projeto e dentro dele, na pasta src/
Para fazer a sua aplicação imprimir um texto na tela, modifique este arquivo dessa forma:
package br.com.felipesilveira.hello_world;
import android.app.Activity;
import android.os.Bundle;
import android.widget.TextView;
public class HelloWorld extends Activity {
/** Called when the activity is first created. */
@Override
public void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
super.onCreate(savedInstanceState);
TextView view = new TextView(this);
view.setText("Hello, Android");
setContentView(view);
}
}
3ª Etapa: Código
Para rodar nosso recém criado programa no emulador do google, vá até “Run”>Run as “Android Application”. Uma instância do emulador será criada, com o nosso “HelloWorld” rodando.
- O que é uma Activity?
Neste HelloWorld tivemos contato com o primeiro elemento de um código android: A Activity.
Uma Activity é basicamente uma classe gerenciadora de UI (Interface com o usuário). Todo aplicativo android começa por uma Activity. Para saber mais, veja a documentação da classe Activity. Nos próximos artigos falaremos bastante sobre ela, suas características, seu ciclo de vida e como manipulá-la corretamente.
[]'s
Só se desenvolve Android na plataforma eclipse? Ou o netBeans é válido tambpem?
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